1

Para Refletir...

"A Terra é uma embarcação cósmica de vastas proporções e não podemos olvidar que o Senhor permanece vigilante no leme." - Emmanuel

 
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

O mundo precisa de idealistas, que lute pela concretização de grandes idéias, de grandes feitos. Muitas vezes, sonhar é preciso, pois é dos sonhos de ontem, que surgiram grandes realidades de hoje.

Antes de Santos D´umont, Ícaro sonhou com as asas que lhe dessem a liberdade. Zumbi também sonhou com a liberdade de seu povo. Os Inconfidentes sonharam com uma liberdade maior, a de uma nação.

O sonho da liberdade sempre esteve presente no coração humano, mesmo quando ele se acomoda por longo tempo na submissão, lá no fundo da sua personalidade, existe uma chamazinha de insatisfação, que um dia cresce e se projeta na luta pela liberdade.

Grandes missionários que passaram pela Terra, sonharam com a fraternidade, o amor do próximo, a ausência da violência, da maldade e dos vícios físicos ou morais, que deprime o homem, e envergonha os que já tem algum progresso.

Jesus de Nazaré foi um desses homens que sonhou com um mundo melhor. Não sonhou apenas, mas deu a própria vida para alcançar a sua meta, o seu ideal. Entretanto, o seu sonho foi deturpado, e fizeram da sua doutrina de amor e perdão, instrumento opressivo, algemas a cercear a liberdade de consciência.

Vivemos momentos difíceis na Terra, onde os vícios campeiam à solta. A corrupção, as dependências às drogas, a prostituição, a desonestidade, o roubo, o assassinato são formas de escravização, a que muitos homens se submetem prazerosamente.

Ser honesto passa a ser sinônimo de tolo, e precisamos de forças, coragem e fé para não nos deixarmos contaminar pela corrupção moral.

Sonhamos com um mundo mais perfeito, mais justo e humano. Sonhamos com a liberdade do espírito, com a capacidade de amar, crescer, evoluir. Sonhamos com um mundo sem dores, sem fome, sem guerras, sem qualquer tipo de escravidão, inclusive a escravidão dos sentidos, da matéria, da sensualidade.

Construir esse mundo novo é tarefa gigantesca, para os fortes de espírito. A base é a educação, mas não apenas a instrução, a intelectualização, e sim a educação moral, formadora do caráter e dos bons hábitos.

O mundo precisa de bons exemplos. Não basta fazer discursos, é preciso vivenciar o que pregamos, e as vezes dar a própria vida pelos nossos ideais superiores.

A Doutrina Espírita pode desempenhar um grande papel nessas mudanças. O conhecimento das leis divinas, como imortalidade, reencarnação, causa e efeito, livre arbítrio pode levar à solidariedade, à fraternidade, não pelo medo, mas pela compreensão.

Por ora, esse mundo melhor é apenas um sonho, contudo não podemos desanimar, porque, como os indivíduos, os mundos também estão submetidos à lei do progresso, e a Terra subirá um degrau na escala evolutiva.

 

 

 

Artigos Relacionados:
Não basta falar, é preciso interagir com o público (605 Acessos)
Falar de maneira interessante, convincente e eficaz é uma habilidade que todo profissional precisa, pode e deve desenvolver. Ter uma...
É Preciso Sonhar para Viver (564 Acessos)
Cada vez mais a interpretação e compreensão da importância dos sonhos, adquire relevante papel na vida humana. Neles residem a...
É preciso mudar... (380 Acessos)
Chegamos ao fim de ano e fazemos votos recíprocos de feliz ano novo e de muitas felicidades. Geralmente associamos essa felicidade à...
É Preciso Saber Ajudar (573 Acessos)
Ver crianças passando por necessidades, seja em fotos do Afeganistão ou sob a marquise de um prédio a três quarteirões de casa, é...


Adicione este artigo nas suas redes sociais!