1

Para Refletir...

"A arte de ouvir é, também, a ciência de ajudar." - Joanna de Ângelis

 
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Artigo base para matéria publicada no jornal O Globo em 06/06/99

 

“Falar em público”, por necessidades pessoais , por novas solicitações surgidas no âmbito da empresa e por ser um importante fator para a empregabilidade, vem preocupando muitos profissionais. Recentemente, as revistas Veja, Você S.A. e o jornal O Globo veicularam diversas matérias sobre esse tema. Você S.A. estampava em sua capa “Tenho horror de falar em público”.

O medo de falar em público realmente atormenta e prejudica muitos profissionais. Os tempos atuais vem exigindo cada vez mais a habilidade de se comunicar e vender suas idéias, temos percebido que o mercado tem valorizado mais àqueles que têm essa habilidade.

Ao longo desses anos, orientando mais de quatro mil pessoas para falar em público, uma certeza nós temos: as pessoas são capazes de muito mais do que elas imaginam. Basta querer, empenhar-se e saber como fazer. O “medo” não deixa o profissional enxergar o potencial que ele possui. Falar em público é uma habilidade e, como qualquer habilidade, precisa ser desenvolvida.

Falar em público... você deve!

Vencer o “medo” e fazer apresentações com qualidade projetam uma imagem pessoal e profissional positiva, reforçam a liderança, estimulam equipes e vendem idéias. Apresentação com qualidade é um importante instrumento de marketing tanto para o profissional quanto para a sua empresa.

Vencer sua tensão... você pode!

Muitas são as oportunidades que surgem para apresentar e defender nossas idéias em público, mas o “medo”, encoberto por um rol de desculpas - “não tenho tempo”, “tenho outro compromisso”, “não tenho jeito”... , nos levam a fugir, cedendo o nosso espaço a outras pessoas.

Para falar em público, duas são as condições básicas: ter o que dizer e saber falar. Ter o que dizer refere-se ao conhecimento que o apresentador tem do assunto; saber falar diz respeito à sua competência comunicativa.

Há dois desencadeadores de tensão: um inimigo - a preparação precária, e um amigo - o público.

Derrote o seu inimigo: a preparação precária.

Não se deve desperdiçar o tempo e a oportunidade apenas “falando, falando...”

Falhas na apresentação vêm “arranhando” a imagem de muitos profissionais, além de representarem perda de tempo para o público e, o que é mais grave, perda irremediável de grandes idéias.

Planeje bem a sua apresentação para atender com objetividade os interesses e as expectativas do público e os resultados que você deseja atingir.

Após a mensagem planejada, o importante é treinar, pois esse é o caminho para fixar as idéias sem decorá-las, desenvolver a expressividade e ganhar segurança.

Alie-se ao seu amigo: o público.

Ele quer o seu sucesso, afinal tem todo interesse em aproveitar o que você tem a dizer. E, acredite, o público lhe vê mais tranqüilo do que você se sente interiormente. Além do mais, sempre é bom lembrar que a tensão inicial tende a reduzir-se no decorrer de sua fala. Aprenda a transformar essa tensão em energia positiva. O público precisa dela...e você também.

Lembre-se de que o sucesso das apresentações está apoiado no tripé: conhecer o assunto, planejar o que vai dizer e treinar. E o que mais? Treinar, treinar, treinar e ... treinar.

Não deixe para amanhã. Desenvolva esse orador que existe dentro de você. Sucesso!

 

 

 

Artigos Relacionados:
Você e nós (821 Acessos)
Você e nós Espíritos eternos, estamos hoje no ponto exato da evolução para o qual nos preparamos com os recursos mais adequados...
O Reino de Deus e a Sua Justiça (885 Acessos)
Quando Jesus de Nazaré afirmou: ... procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e tudo o mais lhe será dado por...
5 "S" para melhorar a sua vida (515 Acessos)
Melhorar a qualidade significa, antes de mais nada, "arrumar a casa" ou fazer "hausekeeping", como se diz em inglês....
A arte de falar na TV (854 Acessos)
Em termos gerais, autoridades e políticos não podem deixar de levar em consideração suas aparições nos Telejornais - o poder desses...
Como Superar o Medo de Falar em Público (983 Acessos)
Falar em público é uma das atribuições mais importantes de todo profissional, seja para apresentar um projeto, vender uma idéia ou...


Adicione este artigo nas suas redes sociais!