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Para Refletir...

"A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus." - Emmanuel

 
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Operação Portas Abertas

"E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais." Atos 5:14

"Qual é o aspecto que deverá impressionar as visitas na igreja? Um cristão bondoso e cortês, é o mais poderoso argumento que se pode apresentar em favor do cristianismo." Ellen White.

Esta última acertiva vale para qualquer templo, inclusive a casa espírita. Local em que muitos vão por mera curiosidade, se bem recepcionados e orientados, certamente voltarão.

O êxito não depende tanto do talento, como da energia e da boa vontade. Não é a posse de brilhantes dotes que nos habilita a prestar um serviço aceitável, mas desempenho consciencioso dos deveres diários, o espírito contente, o interesse sincero, sem afetação, no bem estar dos outros.

Multiplicando o Interesse

Efetuar reuniões periodicas de avaliação. Dividir a equipe de recepção em grupos, para responderem 2 perguntas:

  1. O que a visita não gosta;
  2. Respostas mais comuns:

    • De ficar isolado.
    • Da indiferença.
    • De ser ignorado.
    • Palestras longas.
    • O expositor deve adequar a palestra para que as visitas não se sintam ofendidas.
    • Na saída, não gosta de ver grupinhos reunidos (panelinha).
    • Ser mal recebida, falta de atenção, falta de reverência.
    • Não gosta de ser pressionada.
    • Falta de cortesia.
    • Falta de calor humano.
    • Perguntas inadequadas.
    • Bajulação excessiva.
    • Anúncios demasiados.
    • Quando não é cumprimentado na chegada.
    • Falta de hospitalidade dos membros.
    • Desorganização.
    • Recepcionista carrancudo, não traz um sorriso nos lábios.
    • Olhar desconfiado (crítico).
    • Não gosta de ser entrevistada.
    • Recepção sem uma boa despedida.
    • Não gosta de ouvir críticas religiosas (falar de outras denominações).
  3. O que devemos fazer para melhorar a recepção.
  4. Respostas mais comuns:

    • Treinamento dos recepcionistas.
    • Formar uma equipe para recepção.
    • Anotar o nome do visitante para futuro contato.
    • Dar atenção às visitas - recebê-la com sorriso, com um forte aperto de mão.
    • Explicar às visitas todas as atividades da casa.
    • Atenção na saída.
    • Convidar para conhecer outras atividades.
    • Usar de cordialidade e procurar fazer amizade nas unidades de ação.
    • Chamar a atenção da casa para a importância do visitante.
    • Calor humano da casa em geral.
    • Aparência pessoal.
    • Dar as boas vindas, mas evitar que a visita se levante perante o público.
    • Ter o boletim informativo da casa e uma lista de suas atividades.
    • Um bom testemunho por parte dos membros.

5 PASSOS PARA UMA BOA RECEPÇÃO AO VISITANTE NÃO ESPÍRITA:

1 - A RECEPÇÃO:

  1. Uma boa e grande equipe para a recepção, deverá ser previamente organizada.
  2. Uma escala deverá ser feita, estilo "rodízio" para as equipes de recepção.
  3. Chegar com antecedência ao local da recepção.
  4. Possuir crachá de "recepção" com a identificação do nome.
  5. Onde começa a recepção? Na calçada...
  6. Usar palavras de cortesia: Por favor, tenha bondade, seja bem-vindo, qual é o seu nome? de onde vem? posso acompanhá-lo, estamos felizes com sua presença, vou lhe mostrar o local para assistir à reunião, estas são as nossas atividades...

2 - INFORMAÇÃO PARA A VISITA:

  1. Ao chegar a visita, ter sempre à mão uma pequena lista das atividades da casa.
  2. Explicar o funcionamento e atividades disponíveis.
  3. Lembre-se: "A primeira e última impressão é a que fica".

3 - AGRADECIMENTO PÚBLICO:

  1. O palestrante, ou dirigente, deverá sempre agradecer a presença de visitas do, sem necessariamente mencionar o nome delas. Isto evitará: erros na leitura dos nomes, esquecimento de alguma visita, ou constrangimento de visitantes.
  2. Se há o costume de se ler os nomes, que se crie um ambiente para isto, com uma agradável introdução ao fato, por ex: "Estamos felizes com as visitas que nos honram com sua presença,... agradecemos e lembramos que é sempre um prazer tê-los aqui para juntos."...
    Neste caso a equipe de recepção deve colher estes nomes.

4 - NA SAÍDA:

  1. No encerramento de qualquer programa, é importantíssimo cumprimentar a visita. Procurar fazer amizade com ela. Perguntar como chegou ali, tem carona, convidá-la para uma conversa, etc.
  2. Convidá-la para a próxima reunião interessante.
  3. Ao convidar, o recepcionista deve comentar quando estará presente na casa novamente, criando empatia.

5 - DECISÃO:

  1. Convidar a pessoa a retornar.
  2. Não pressionar em momentos que não sejam oportunos.
  3. Ser perseverante, ainda que o resultado demore.

 

 

 

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