1

Para Refletir...

"Colocar-te ás na posição dos que sofrem, a fim de que faças por eles tudo aquilo que te desejarias se te fizesse nas mesmas circunstâncias." - Emmanuel

 
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Índice do Artigo
Patrono do Centro
Página 2
Página 3
Página 4
Página 5
Página 6
Página 7
Página 8
Todas as Páginas

leopoldomachado2LEOPOLDO MACHADO DE SOUZA BARBOSA, filho de Eulálio de Souza e Anna Izabel Machado Barbosa. Irmãos João Leopoldino, José de Calazans, Reginaldo, Emílio e Leopoldina. É natural de Cepa Forte, atualmente Jandaíra no Estado da Bahia. Casou-se com Marília Ferraz de Almeida.Nasceu paupérrimo, desde cedo dedicava-se ao auxílio do lar, quer no aspecto moral, afetivo ou econômico.Aos doze anos, seu pai ausente , tornou-se o chefe da casa. Tal era seu senso de responsabilidade, seu amor ao trabalho e à família que sua mãe, seus irmãos lhe obedeciam, embora mais moço.

Desta idade até o fim da vida jamais se separou de sua mãe. Ótimo filho, ótimo irmão, ótimo esposo. Aos dezenove anos ,seu pai,político no interior da Bahia, que havia fugido por perseguições políticas; havia voltado, ganhou uma irmãzinha. A única que teve. Foi quem criou e educou esta irmã de quem também nunca se separou.

Graças a tanta determinação, conseguiu ser depois poeta, jornalista, prosador, teatrólogo, polemista, professor.
Residiu em Nova Iguaçu, no período de 1930 a 22 de agosto de 1957.
Foi o pioneiro do Ensino em Paraíba do Sul, fundando a primeira Escola Normal no interior em 1927 no Colégio Nacional.PROFESSOR LEOPOLDO EM MOMENTO DE LEITURA

Na Baixada Fluminense fundando o Colégio Leopoldo em 1º de fevereiro de 1930,junto com sua mãe, sua irmã e sua esposa.
Foi membro da geração Trianon, que reunía-se na praça Tiradentes para discutir, escrever e compor.
Espírita fervoroso, orador, foi inegavelmente um dos baluartes em sua fé. Viajou o Brasil inteiro pregando sua religião.

Dentre suas obras, podemos também destacar:

Fundou com sua esposa o Lar de Jesus, em 25 de dezembro de 1940, e o albergue noturno Allan Kardec, nos fundos do C. E. Fé Esperança e Caridade do qual foi presidente vinte anos, bem como da escola João Batista. Tanto o albergue como a escola forma desativados.

Foi o idealizador do 1º Congresso das Mocidades Espíritas do Brasil; (filme em 75 mm, vídeo cassete e DVD);