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Para Refletir...

"A caridade o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanas e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condio do esperado Reino de Deus." - Emmanuel

 
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Kardec, o Pedagogo

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Com apenas vinte anos de idade (1824), o jovem e talentoso professor Rivail dava, a pblico, pela tipografia de Pillet Ain, de Paris, o seu primeiro livro: “Curso Prtico de Aritmtica, segundo o Mtodo de Pestalozzi, com modificaes”. Eram dois tomos em formato grande, recomendados aos educadores e s mes de famlia. Essa valiosa obra, que teve vrias reedies, abre-se com um “Discurso Preliminar” em que Rivail recorda um dos seus primeiros e mais queridos mestres e escreve: «Devo aqui prestar homenagem a uma pessoa que protegeu minha infncia, o sr. Boniface, discpulo de Pestalozzi, professor to distinto pela sua erudio como pelo seu talento para ensinar. Ningum mais do que ele possui a arte de fazer-se amado pelos seus alunos. Foi um dos meus primeiros mestres e sempre me hei de lembrar com que prazer meus colegas e eu freqentvamos as suas aulas. Cheio de amor pela infncia, ao mesmo tempo que verdadeiro filantropo, fundou uma escola Rua de Tournon, no bairro de Sain-Germain, que bem mereceu os elogios que lhe dispensam as pessoas mais distintas e merecedoras. autor de vrios trabalhos, entre os quais um “Curso de Desenho Linear”, muito estimado».

Da se poderia deduzir que Rivail freqentou a escola da Rua de Tournon. O sr. Boniface deve ter sido parisiense. Ora, ao que parece, Rivail no foi a Paris antes de 1820. De qualquer maneira, foi graas a este mestre que Rivail escreveu sua primeira obra. “O sr. Boniface - diz ele - houve por bem ajudar-me com seus conselhos”, melhor ainda, sugeriu-lhe a idia desse “Curso”, no qual explica o mtodo do professor pestaloziano e os princpios que lhe formam a base, revelando a seguir o seu alto esprito altrustico, ao declarar: “Desejando tornar-me til aos jovens e concorrer com todas as minhas foras para aplainar-lhes a trilha rdua dos estudos, aproveitarei, com empenho, os conselhos que de boa vontade me chegarem de pessoas que me so superiores pelo saber e pela experincia, considerando que a aprovao dos homens de bem sempre me ser gratssima recompensa”.

Quem assim se expressava era um jovem de vinte anos, mal sado dos bancos escolares, mas j vivamente interessado em libertar da ignorncia, com todas as suas perniciosas conseqncias, a juventude de sua ptria. Com esse primeiro livro, Rivail iniciou na Frana a sua misso de educador e pedagogo emrito, ali se afirmando como a maior autoridade no mtodo Pestalozzi.

Durante trinta anos, sobrepondo-se s incompreenses e aos reveses, empenhou-se de corpo e alma em instruir e educar um sem nmero de crianas e jovens parisienses, segundo modernas prticas pedaggicas por ele mesmo criadas, muitas das quais s mais tarde, no sculo XX, seriam retomadas e largamente difundidas por ilustres reformadores do ensino.

Quando o Prof. Rivail deixou a Sua, rumo a Paris, ocupou-se em traduzir para o alemo obras de grandes autores clssicos da Frana, dando preferncia aos escritos de Fnelon, alguns dos quais, como “Telmaco” receberam inteligentes notas e foram publicados posteriormente para uso nos educandrios. J nessa poca Rivail era lingista notvel e poliglota, tanto que conhecia a fundo e falava correntemente o alemo, o ingls, o italiano e o castelhano, podendo exprimir-se facilmente em holands e possuindo slidos conhecimentos de latim, grego e gauls.

Fundou e dirigiu em Paris uma Escola do Primeiro Grau (1825), que no sabemos por quanto tempo subsistiu. Sabemos que ele criava, logo em seguida, um Instituto Tcnico e que rapidamente ganhou fama. Situava-se Rua de Svres nº 35 e era semelhante ao Instituto de Yverdun. Posteriormente auxiliado pela Professora Amlie Gabrielle Boudet, com quem se consorciou em 1832, desenvolveu ali notvel trabalho de aprimoramento da inteligncia de centenas de alunos, aos quais carinhosamente chamava “meus amigos”, dando-lhes repetidas vezes este conselho: “Instruindo-vos, trabalhais para a vossa prpria felicidade”.

O associado do Prof. Rivail - ao que parece um seu tio - tinha paixo pelo jogo; ele arruinou o sobrinho perdendo grandes quantias em Spa e Aixla-Chapelle. Rivail liquidou o Instituto, restando da partilha 45.000 francos para cada um dos scios. Essa soma foi colocada pelo casal Rivail nas mos de amigos ntimos que fizeram maus negcios e cuja falncia deixou sem nada os credores. Necessitando de capital para dar prosseguimento sua obra educativa, o Prof. Rivail empregou-se como “contrleur” no Thatre des Dlassements — Comiques. ento funcionando no Boulevard du Temple, episdio que os adversrios do Espiritismo no se esquecem de lembrar, fazendo-o com ironia e sarcasmo. Afirma o jornalista parisiense Ren du Merzer, do qual promana a informao, revelada logo aps o sepultamento de Kardec, que pouco depois o Professor Denizard Rivail abandonava o referido Teatro para trabalhar como guarda-livros na livraria religiosa de Plagaud e nos escritrios de “L’Univers, influente folha catlica (se assim se pode consider-la) fundada em 1836.

Ocupado durante todo o dia, dedicava as noites elaborao de novos e importantes livros de ensino e pedagogia, traduo de obras do ingls e do alemo e preparao de todos os cursos que ele, juntamente com o Prof. Lvi Alvars, dava a alunos de ambos os sexos no Faubourg de Saint-Germain. “A educao, - frisava na poca o grande discpulo de Pestalozzi - a obra de minha vida, e todos os meus instantes eu os dedico a esta matria”

Fundando Rua de Svres n.º 35, um Liceu Polimtico, ai organizou, de 1835 a 1850, cursos gratuitos de Qumica, Fsica, Astronomia e Fisiologia, “empresa digna de encmios em todos os tempos, mas, sobretudo, numa poca que s um nmero muito reduzido de inteligncias ousava enveredar por esse caminho”.

Lecionou tambm Matemtica e Retrica, sendo vastos os seus conhecimentos filolgicos e de gramtica da lngua francesa, como o demonstram algumas obras de sua autoria. Preconizou o desenho geomtrico, a leitura ponderada, os exerccios prticos de redao, e considerou til o estudo e o exerccio da msica vocal.

Aplicando todos os seus esforos no desenvolvimento das virtualidades intelectuais e morais da juventude, no lhe pode ser contradita a formao de humanista cristo. Dirigiu crticas ao mtodo pelo qual se aprendia Histria, em que dava importncia demasiada a datas e a fatos polticos, salientando que o verdadeiro objetivo da Histria deve ser “o estudo dos usos e costumes, do progresso artstico e cientfico das vrias pocas”. A fim de obter maior aproveitamento dos alunos, chegou a inventar um quadro mnemnico que facilitasse o estudo da Histria da Frana. Chef d’ Institution da Academia de Paris, o Prof. Denizard Rivail tornou-se membro de dezenas de Sociedades e Institutos culturais de sua Ptria, quase todos da capital.

bastante longa a lista de obras didticas que escreveu, s ou com Levy-Alvars. O ano de publicao , s vezes, incerto, mas julgamos til lembrar alguns ttulos, para dar Idia de sua atividade pedaggica:

“Gramtica normal dos exames”, ou solues racionais de todas as perguntas sobre gramtica francesa, pro­postas nos exames da Sorbonne e em todas as Academias da Frana para obteno de certificados e diplomas de habilitao e para admisso ao funcionalismo pblico, resumindo a opinio da Academia Francesa e de v­rios gramticos sobre os princpios e dificuldades da lngua francesa. Obra escrita em colaborao com Lvy-Al­vars.

“Curso de clculo de cabea”, pelo mtodo Pestalozzi (para uso das mes de famlia e dos professores, no ensino de crianas pequenas).

“Tratado de Aritmtica”- (3.000 exerccios e problemas graduados). nico que contm o mtodo adotado pelo comrcio e pelos bancos para o clculo de juros.

“Questionrio gramatical, literrio e filosfico”, em colaborao com Le­vy-Alvars.

“Manual dos exames para certificados de habilitao”.

“Catecismo gramatical da lngua francesa”.

“Solues racionais das perguntas e dos problemas de aritmtica e de geometria usual”, propostos nos exames do “Htel de Ville” e da Sorbone.

“Soluo dos exerccios e problemas do tratado completo de aritmtica».

Suas ltimas obras pedaggicas publicadas foram:

“Ditados normais dos exames do “Htel de Ville” e da Sorbonne”.

“Ditados especiais sobre as dificuldades ortogrficas”.

As suas obras so adotadas pela Universidade de Frana, o que vem coroar, de certa maneira, um quarto de sculo de atividades ao servio da instruo pblica.

Alis Rivail no renuncia aos seus “Planos e Projetos”. Depois do “Pro­grama de estudos conformes ao plano de instruo”, editado em 1838, publica s suas custas, um “Projeto de reforma”, em que trata dos exames e dos educandrios para jovens, acompanha­do de uma proposta concernente adoo das obras clssicas pela Universidade, a respeito do novo projeto de lei do ensino, O Projeto de 1847 e a indicao “impresso na casa do autor, Rua Mauconseil, 18, leva-nos a crer que Rivail se tivesse mudado da Rua de Svres. Tambm interessante notar que, entre os seus ttulos citados na obra «Membro da Real Academia de Cincias Naturais de Frana, etc. j no figura o de “discpulo de Pes­talozzi”. Isto no significa, entretanto, que o autor tivesse esquecido completamente as lies do mestre sobre a “natureza da criana”, o “papel da me e do Professor-Jardineiro”.

Vemos que Rivail, ao trmino de longa atividade e experincia pedaggica estava preparado para a outra tarefa, a fundao do Espiritismo. Foi graas sua clareza e conciso - rigor todo cartesiano - que ele conseguiu por em evidncia tudo o que era vlido no fato esprita. Em toda a obra esprita no encontramos um episdio sequer em que Allan Kardec se deixasse arrastar por palavras descontroladas ou por alguma divagao inspirada. Isto prova que soube canalizar o seu substrato religioso no rumo da explicao positiva. E exatamente isto que constitui a mais profunda caracterstica do Espiritismo. Mais do que nunca, somos levados a pensar que a vida de Allan Kardec e a fundao do Espiritismo Cientfico so coincidentes.

fora de escrever obras de aritmtica, de geometria, de qumica, de fsica, de histria, de literatura, etc,. Rivail tinha-se tornado homem de grande instruo. Nada lhe era desconhecido. Sua curiosidade baseava-se em slido mtodo de pesquisas. Embora trabalhando para a educao das crianas do seu pas, transforma-se em homem sem ptria, sem ligaes particulares. o homem universal. As cincias, o estudo das humanidades, ensinaram-lhe que o homem, para ser verdadeiramente livre, deve tomar conscincia de seu universalismo. O esprito de tolerncia, de caridade, deve ser mais forte que o de cl, de seita ou de igreja, de grupo limitado no tempo e no espao.

Ao cessar a publicao de seus trabalhos pedaggicos, Rivail passou a se interessar mais pelos problemas sociais. Ao mesmo tempo sua curiosidade era despertada para os fenmenos “Inslitos”, que se produziam e eram observados na Amrica, na Inglaterra e na Alemanha. A carreira do Prof. Rivail estava. chegando ao fim. Allan Kardec vai surgir e no to somente.

(ver continuao na revista)

Revista Internacional de Espiritismo - Julho - 1969
Responsvel. p/ transcrio: Wadi Ibrahim

 

 

 



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