1

Para Refletir...

"A alma humana é como a água: ela vem do Céu e volta para o Céu, e depois retorna à Terra, num eterno ir e vir." - Goethe

 

Materializações Espirituais

PDFImprimirE-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Carlos Alberto Tinôco, professor da Universidade do Amazonas e ativo colaborador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiológicas, enfoca em livro os fenômenos de efeitos físicos que têm sido qualificados como fenômenos sobrenaturais ou milagres, e que a Ciência Espírita revela serem produzidos dentro das próprias leis naturais e que têm despertado a atenção tanto de curiosos, como de eméritos cientistas. Estes últimos, como pesquisadores, tem estudado com imparcialidade e seriedade, procurando dos efeitos remontar às causas desses fenômenos, em busca de explicações lógicas e racionais.

O professor Tinôco informa na página 62 de seu livro:

"... Há outro fenômeno paranormal conhecido pôr Materialização. Neste caso, os chamados médiuns de efeitos físicos liberam uma substância chamada pôr Charles Richet de ectoplasma. Em meio a essa substância, que é uma massa de cor clara retirada do corpo do médium, surgem partes de corpos humanos como, pôr exemplo, mãos, rostos, cabelos e até mesmo corpos humanos parcialmente completos. Essas formas têm vida autônoma, funções vitais próprias e independência em relação ao médium e aos circunstantes. Algumas vezes, essas formas humanas, surgidas em meio à massa de ectoplasma liberado pelo médium, conversam, dizendo-se espíritos de pessoas mortas, transmitem informações, sentem emoções, etc. É o que se deduz das experiências de William Crookes, Albert Von Scherenk Notzing e muitos outros pesquisadores. Nestes fenômenos não ocorre propriamente uma materialização na acepção pura do termo. O que ocorre, de fato, é uma moldagem do ectoplasma. E tanto é assim que o peso da forma ectoplasmada, somado ao peso do médium doador do ectoplasma, é aproximadamente igual ao peso do médium fora do transe. Portanto, achamos conveniente o uso de ectoplasmia, em substituição ao termo materialização."

Como sugestão o professor Tinôco define alguns fenômenos paranormais, entre eles:

  1. "Ectoplasmia: quando o ectoplasma é moldado de modo que surjam partes do corpo humano ou até corpos humanos completos. Nesse caso, a ação plasmadora seria do psicossoma de um agente desencarnado."‚

É fato incontestável que em todos os tempos existiu intercâmbio entre o mundo espiritual e o mundo físico, entre a humanidade invisível e a humanidade encarnada. Se consultarmos os textos bíblicos, constataremos como eram freqüentes as intervenções do plano espiritual nas atividades dos homens.

Especificamente, referindo-nos aos fenômenos de ectoplasmia vamos encontrar no Novo e Velho Testamento:

    "...Materialização sem ação física sobre o meio ambiente: ƒ

    Deus aparece a Abraão (Gênesis, 12-7);

    Dois anjos na casa de Loth em Sodoma (Gênesis, 19:1-3);

    Um anjo apareceu a Josué (Josué, 5:13-14);

    Materialização de uma pomba no batismo de Jesus (Lucas, 3:21-22);

    Jesus na estrada de Emaús (Lucas, 24:13-35);

Transfiguração de Jesus no Monte Tabor, e materialização de Elias e Moisés (Mateus, 17:1-9);

    Jesus aparece aos apóstolos reunidos no Cenáculo (Lucas, 24:36-43).

    Materialização com ação física sobre o meio ambiente:

Daniel na cova dos leões - entidades dominando os leões, mediante forças magnéticas (Daniel, 6:16-22 );

    Materialização de uma árvore junto a Jonas (Jonas, 4:6);

    Prisão de Pedro e João (Atos, 5:19-20).(...)"

Há uns cinqüenta e tantos anos os ditos fenômenos passaram a se produzir simultaneamente, pode-se dizer, em todos os pontos do Globo.

Surgiram na Europa e na América nomes de responsabilidade como Crookes, Gully, Elliotson, Lodge, Chalis, Morgan, Wallace, Varley, Lombroso, Zöllner, Carl du Prel, Charles Richet, Aksakof, Rochas e outros.

São célebres as sessões da Sra. Esperance, nas quais, entre numerosos Espíritos, materializava-se o de Iolanda, que operava também a materialização de vegetais. (Vide "Animismo e Espiritismo", de Alexandre Aksakof).

Não são menos célebres as sessões procedidas, durante três anos consecutivos, pelo grande cientista inglês Sir William Crookes membro da Sociedade Real de Londres, no período de 1870-1873, que, com o auxílio da médium Florence Cook, estudou os fenômenos de materialização do Espírito Kate King, uma jovem indiana que, materializada, conseguiu conviver com a família do ilustre sábio britânico pelo espaço de várias semanas, materializando-se e desmaterializando-se consecutivamente. Este eminente sábio, que, estudando o Espiritismo para saber de que lado se achava a verdade, se com os espiritualistas ou com os materialistas, não temeu, achando-a com os primeiros, tornando públicas as suas conclusões.

Aqui no Brasil fenômenos importantes foram constatados, tendo sido publicados nos livros: "O Trabalho dos Mortos", de Nogueira de Faria; "Materializações Luminosas", de R. A Ranieri, e "Forças do Espírito", de Luiz da Rocha Lima e Lauro Neiva, dos quais destacamos em síntese, pôr ordem cronológica:

  1. Em Belém (PA), 1918/1921, Médium: Ana Prado; (4)
  2. Rio de Janeiro (RJ), 1947/1981. Centro Espírita Irmãos Frei Luiz, Tv. Martinha, 170 - Abolição; (3)
  3. Pedro Leopoldo (MG) e Rio de Janeiro (RJ), 1948/1953, Médium: Francisco Lins Peixoto (Peixotinho) e Fábio; Grupo Scheilla - Pedro Leopoldo (MG) (5).

Bibliografia:

  1. Tinôco, Carlos Alberto - "Poltergeist - Fenômenos paranormais de psicocinesia expontânea" 2a. edição São Paulo: IBRASA, 1989 (os direitos autorais foram cedidos pelo autor à Federação Espírita Amazonense).
  2. Tinôco, Carlos Alberto - "O Modelo Organizador Biológico"; Fundação Cultural do Amazonas, 1977, págs. 135 a 142.
  3. Lima, Luiz da Rocha/NEIVA Lauro - "Forças do Espírito" - 4ª. Edição, Educandário Social Lar de Frei Luiz, Rio de Janeiro, 1981.
  4. Faria, Nogueira de - "O Trabalho dos Mortos" (Livro do João), 5a. edição, FEB, Rio de Janeiro.
  5. Ranieri, R. A - "Materializações Luminosas", 1a. edição da FEESP, São Paulo.

Obs.

Artigo Publicado em Manaus, em O Mensageiro (FEA) de Junho de 1991, no jornal Folha Popular de 27.01.1995; no Rio de Janeiro, em O Reformador de Outubro de 1995.

 

 

 

Artigos Relacionados:
As enfermidades espirituais (2291 Acessos)
As enfermidades espirituais produzem distúrbios ou lesões no corpo físico decorrentes de desarmonias psíquicas originadas das...
Descartes e os Valores Espirituais (965 Acessos)
Apesar de se considerar moderna, e até elegante, a referência pejorativa aos postulados de Newton e Descartes, que estariam sendo...
Erraticidade e fantasias espirituais (1646 Acessos)
Natureza da vida depois da morte O Espiritismo é uma Doutrina consoladora por excelência, ele demonstra por fatos patentes a...
Manifestações Espirituais na Bíblia (751 Acessos)
As manifestações espirituais existem desde o momento em que Deus colocou, no mundo, o homem. Mostraremos que na Bíblia estão várias...
Mediunidade de Efeitos Espirituais (1011 Acessos)
“Não há muito, cooperei na mediunidade de efeitos físicos, (...) tentando servir ao Espiritismo, não obstante minhas...


Adicione este artigo nas suas redes sociais!