1

Para Refletir...

"A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus." - Emmanuel

 

Simpósio de Comunicação traz inovações

PDFImprimirE-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Evento agrada pelos temas de interesse apresentados, pela riqueza de informações e pela oportunidade de demonstrar técnicas e equipamentos que possibilitam a melhoria da comunicação nas casas espíritas.

26-Out-1996 - Ivan René Franzolim - Retirado do GEAE

Foi grande a receptividade dos participantes do 2º Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita. Realizado na sede nova da FEESP Federação Espírita do Estado de São Paulo, a partir do dia 6 de setembro à noite, com a abertura por conta de Antonio César Perri de Carvalho, abordando o tema “A Comunicação Social nos Dias de Hoje”.

No dia 7 houve a Prévia do 1º COMBRADE - Congresso Brasileiro de Divulgadores do Espiritismo, e mais seis exposições: 1ª Pesquisa sobre Centros Espíritas, por Marco Aurélio Medrado e Jenny Bastos de Souza, Bahia; Uso e Aplicações da Música no Espiritismo, por Jether Jacomini Filho; O Computador como Dispositivo de Divulgação (Espiritismo na Internet), por Milton Dias Filho; Desenvolvendo Experiências e Conquistando Espaço no Rádio, por Éder Fávaro; Como Desenvolver Palestras e Alcançar Bons Resultados, por Américo Luiz S. de Almeida e Ivan René Franzolim; Como Entender e Dar Qualidade ao Jornal Espírita, por Eduardo Fernandes.

No dia 8, pela manhã, foram realizadas quatro apresentações, além do Resumo Final. Caio Salama apresentou A Força da Imagem Produzindo a TV Espírita; Wilson Garcia desenvolveu o tema Em Busca do Conteúdo e da Qualidade no Livro Espírita; Ivan René Franzolim discorreu sobre O Espírito da Mensagem na Comunicação dos Espíritos e Adalgiza Balieiro apresentou o tema O Uso da Comunicação Segundo a Teoria de Sistemas.

O Evento começou a ganhar personalidade e definição com a oração de abertura, feita por Éder Fávaro. Nela, pode-se registrar: “...busca por uma mentalidade de qualidade”; “...crescer na defesa dos ideais espíritas servindo de instrumento e meio para a difusão do Espiritismo”; “...criar novos paradigmas para enriquecer o homem na conquista da sabedoria...”

A palestra de abertura do Perri, marcou o tom do simpósio. Franca, objetiva e realista, fazendo refletir sobre qual a contribuição que o Espiritismo deu à sociedade e qual ele tem potencial para dar. Falou sobre as atividades de assistência social encaradas como atividade fim, e não, como atividade meio. Abordou as homenagens prestadas aos espíritas que nenhuma utilidade tem para a difusão do pensamento espírita e acabam sendo ingenuamente usados para atender a outros interesses. Alertou que não estamos conseguindo atingir o público mais simples, que constitui a maior parte da população, as chamadas classes C e D.

Todas as palestras que se seguiram trouxeram grande contribuição à tarefa de comunicar bem o conhecimento espírita. Caio Salama transmitiu sua experiência no programa Reencarnação, da TV Manchete, salientando que é através desse canal que se consegue atingir as classes C e D. Milton Dias fez uma apresentação muito didática sobre a Internet e suas possibilidades de difusão da mensagem espírita. Raul Franzolim Neto trouxe sua experiência como pioneiro na divulgação através da Internet. A dupla baiana, Marco e Jenny apresentaram o resultado de uma pesquisa elaborada sob critérios científicos, demonstrando a situação atual dos Centros Espíritas da Bahia. Jether aproveitou sua experiência em rádio para orientar sobre o uso correto da música nas atividades espíritas. Éder mostrou as possibilidades do rádio como instrumento de divulgação. Américo e Ivan desenvolveram um mini-curso sobre apresentação de palestras, demonstrando o uso de projetor de slides com ilustrações especiais e a aplicação de programa de apresentação de palestras em microcomputador com auxílio de projetor tipo telão.

Eduardo mostrou que o jornal espírita, apesar de sua grande melhora nos últimos anos, ainda tem muitos pontos a serem aperfeiçoados. Wilson se aprofundou no tema sobre os livros espíritas propondo medidas para a busca de conteúdo e da qualidade.

Adalgiza deu um verdadeiro curso enfocando a teoria de sistemas e a comunicação, esclarecendo que “bem administrar”, nada mais é que transformar, pela comunicação, os recursos de que dispomos em produtos, serviços ou resultados. Ivan instigou os participantes ao exame e discernimento das mensagens mediúnicas objetivando sua real utilidade para os diferentes tipos de público que ela pode ser dirigida.

Todos os participantes receberam amplo material em disquete, para auxiliar a divulgação do Espiritismo, contendo pesquisas bibliográficas, levantamentos feitos na Bíblia, sinopses de palestras, relação de temas, resumos de livros, dicionários, efemérides e guia para leitura de livros, entre muitos outros itens.

Prévia do 1º COMBRADE

Democraticamente conduzida por Wilson Longobucco, presidente da ABRADE - Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo e Marcus Vinicius Ferraz Pacheco, secretário executivo da ABRADE e presidente da ADE-PE, a prévia partiu da premissa que são os próprios divulgadores que devem dar as diretrizes básicas para a realização do 1º COMBRADE - Congresso Brasileiro de Divulgadores do Espiritismo, cuja data já está fixada para 31 de outubro, 1 e 2 de novembro de 1997, em Recife, Pernambuco.

Discutiu-se, basicamente, o nome do evento, seu objetivo, o público-alvo e o homenageado.

Foi bastante atuante o público presente no simpósio demonstrando claro interesse e percepção da importância de um evento nacional voltado à comunicação no Espiritismo. Houve necessidade de se estender a prévia para além do horário estipulado. Cinco ADE estiveram presentes das onze existentes. Os Estados representados foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Paraná.

Ivan fez um breve preâmbulo para auxiliar o processo de envolvimento dos participantes. Lembrou que a comunicação abrange o público interno — os espíritas e simpatizantes que participam do movimento espírita, e o público externo — os não espíritas. Segundo ele, a missão de todos os espíritas seria trabalhar para a continuidade do Espiritismo, contribuindo para disseminar os princípios da Doutrina em todas as pessoas, para que cada um possa decidir sobre seu aprofundamento. Sugeriu a frase: Divulgação do Espiritismo em todas as direções, como chamada para o COMBRADE.

Em síntese, o resultado da prévia foi o seguinte:

Nome do evento: 1º COMBRADE
Evento paralelo: 10º Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas
Público alvo: dirigentes, trabalhadores e todos espíritas envolvidos com a divulgação do Espiritismo
Homenageado: Deolindo Amorim
Slogan: Divulgação total do Espiritismo com qualidade

Foi consenso entre os presentes que o sucesso do evento será proporcional à quantidade de Centros Espíritas que se conseguir atingir com o anúncio do evento. Para isso, será imprescindível contar com o apoio das instituições espíritas representativas de cada Estado.

A prévia foi encerrada em clima de grande motivação, com a certeza que será realizado um mega-evento, não em termos quantitativos, mas visando a qualidade e a efetiva contribuição para a melhoria dos processos de comunicação em todos os segmentos e em todas as instituições espíritas.

 

 

 

Artigos Relacionados:
As Veredas da Comunicação (819 Acessos)
Introdução "Não posso entender o que aconteceu! "Exclama Marcos ao pastor, "antes de nos casarmos tínhamos muito o que...
Os Métodos da Comunicação (688 Acessos)
Introduzimos aqui, várias considerações sobre o que seja a comunicacão, seus objetivos e métodos, a fim de que possamos estabelecer...
Algumas dicas para ajudar na sua comunicação com o público (789 Acessos)
Não levante nem abaixe demais a voz. Não seja monótono, mas varie o tom. Não se desfaça em gritos. Não trema(na...
Comunicação Familiar (718 Acessos)
Frases negativas: "Você nunca..." "Eu já te disse..." "Não quero falar mais sobre isso" ...
III Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita (797 Acessos)
Fazendo um breve retrospecto dos dois Encontros Estaduais de Comunicação Social Espírita em anos anteriores desenvolvidos em Curitiba,...


Adicione este artigo nas suas redes sociais!